Criaturas Tradicionais do Brasil

É tão difícil (para não dizer impossível) seguir o rasto até às origens de uma criatura tradicional que habita qualquer lenda, como seria fazê-lo até aos primeiros lábios que cantaram certa canção tradicional.

No Bestiário Tradicional Português, não procuramos essas origens ou explicações, apenas acumulamos criaturas e procuramos caracterizá-las.
Ainda assim, quando falamos de lendas e criaturas mitológicas do Brasil, é difícil resistir ao impulso de tentar separar umas das outras e averiguar quantas daquelas lendas não terão partido de Portugal.

Parece-nos que no Brasil as criaturas mitológicas são não apenas mais abundantes, como permanecem ainda muito vivas na cultura do seu povo. Muitos autores dedicam-se a esta nossa forma de “coleção” de criaturinhas, distinguindo-se o site O Colecionador de Sacis e o podcast Popularium.

Foto de Colecionador de Sacis.

Recomendamos uma visita a estes sites onde nos espera um mundo novo de lendas e criaturas, e onde muitas parecem querer rimar com histórias do lado de cá do Atlântico.

Por cá e por lá, colecionamos criaturas cujas origens se perdem nas brumas do tão português Tatro Azeiteiro. (ilustração de Natacha Costa Pereira)

tatro.jpg

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s